top of page

O que é Indústria 4.0?

O termo Indústria 4.0 é derivado da chamada 4ª. Revolução Industrial, caracterizada pela evolução da automação e desenvolvimento dos processos, com os controles e análises em tempo real associados ao processamento de informações descentralizado e tomada de decisão baseados em inteligência artificial. Essa revolução está ocorrendo ou vai ocorrer em breve no setor industrial como um todo, aumentando o desempenho e performance das atividades.

Dentre as principais tecnologias que se destacam no conjunto de técnicas e tecnologias que são agrupadas nesse termo de Indústria 4.0 estão: (1) sensores de baixo custo, (2) redes de comunicação móvel por satélite com alta velocidade, (3) comunicação por rádio frequência de longo alcance e baixo consumo (Lora), (4) redes em malha (mesh networks). Além dessas tecnologias, as atividades de processamento de dados, que permitem tomadas de decisão independentes da ação humana e, portanto, ainda mais rápidas, possuem outras tecnologias em rápido desenvolvimento, como: (5) aumento da capacidade de computação e armazenamento em nuvem (big data), (6) inteligência artificial (IA) e (7) aprendizado de máquina (machine learning e deep learning). A imagem a seguir ilustra conceitualmente as tecnologias e aplicações da Industria 4.0:


A 4ª revolução industrial em curso é demonstrada pela crescente velocidade de aumento do número de sensores instalados anualmente, que estão coletando dados das mais diversas atividades e processos, muitas delas relacionadas ao conceito de cidades inteligentes, como transportes, energia, edificações e saneamento. Desde 2017 existem mais objetos se comunicando pela internet do que as cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo.


As tecnologias para monitoramento em tempo real estão bastante difundidas nos países mais desenvolvidos, e estão sendo adotadas rapidamente no Brasil e no resto do mundo, pois se verifica cada vez mais casos de sucesso com a melhoria da eficiência de processos e aumento da segurança e confiabilidade operacional. São tecnologias que melhoram a competitividade das indústrias e desempenhos de empreendimentos em geral, de forma que quem não se atualizar, vai perder competitividade e mercado.


Num mercado cada vez mais concorrido e competitivo, com insumos cada vez mais caros e escassos, é necessário controlar os ambientes e processos produtivos e gerenciar as linhas de produção para se manter ou chegar na liderança do mercado.

A TECHNOSFERA possui soluções tecnológicas para diversas aplicações e trabalha com pesquisa e inovação para acompanhar as revoluções nos setores de construção civil, logística, saneamento e da indústria em geral.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page